FANDOM

Carrossel é uma telenovela produzida pelo SBT sendo baseada na novela mexicana Carrusel feita pela Televisa . A Exibição original iniciou-se entre 21 de maio de 2012 e acabou em  26 de julho de 2013, totalizando 310 capítulos

A novela foi escrita por Íris Abravanel, também colaborada por Carlos Marques, Fany Higuera, Grace Iwashita, Gustavo Braga e Marcela Arantes, a supervisão de texto por Rita Valente e a direção inicialmente por Del Rangel que mais tarde foi substituído por Reynaldo Boury é inspirada na telenovela mexicana Carrusel, escrita por Valentín Pimstein que havia sido inspirada na telenovela argentina Jacinta Pichimahuida, la Maestra que no se Olvida, criada por Abel Santa Cruz. A classificação indicativa da novela é de livre para todos os públicos .

Priscila Alcântara e Yudi Tamashiro cantaram a abertura , "Carro-céu" . O elenco recebeu consagrações, tais como o Meus Prêmios Nick, Contigo! e Troféu Imprensa . O bullying foi um dos dramas tratados na história em ênfase da religião, etnia e obesidade. De acordo com o comentário de Íris Abravanel, a inclusão desse tema " é uma forma de fazer com que os telespectadores mirins se conscientizem."

A novela é voltada para o público infanto-juvenil, embora voltada para esta idade, foi criticada pela infantilidade, conforme notaria Fernando Oliveira, do site iG, que disse que tantas cores o lembrava "um parque de diversões". Após a novela terminar , a emissora investiu na produção da série Patrulha Salvadora e dos dois filmes Carrossel: O Filme e Carrossel 2: O Sumiço de Maria Joaquina, que se prestam a contar sobre a fase da adolescência dos personagens, patrocinando ainda os musicais. A novela foi reprisada duas vezes , em 2015 e 2018 .

SINOPSE Editar

A novela tem início com a chegada de Helena à Escola Mundial para assumir o cargo de professora efetiva. Helena traz consigo toda sua jovialidade, o desejo de lecionar e a disposição de propiciar aos alunos uma boa formação. Ela é a primeira e a única a conquistar todas as crianças do terceiro ano, batendo de frente com as regras e exigências da impetuosa e rigorosa diretora do colégio, Sra. Olívia. Helena está sempre disposta a colaborar com todos, não só conquista a confiança dos alunos, como também acaba se envolvendo com os conflitos pessoais e familiares. Ela passa a ser, além de uma professora, uma grande amiga e conselheira.

ELENCO INFANTIL Editar

Jean Paulo Campos Cirilo Rivera
Larissa Manoela Maria Joaquina Medsen
Maísa Silva Valéria Ferreira
Guilherme Seta Davi Rabinovich
Stefany Vaz Carmem Carrilho
Thomaz Costa Daniel Zapata
Nicholas Torres Jaime Palillo
Lucas Santos Paulo Guerra
Fernanda Concon Alícia Gusman
Gustavo Daneluz Mário Ayala
Esther Marcos Margarida Garcia
Léo Belmonte Jorge Cavalieri
Mateus Gomez Dublê de Léo Belmonte / Jorge Cavalieri / Ele Mesmo
Ana Vitória Zimmermann Marcelina Guerra
Aysha Benelli Laura Gianolli
João Vitor Duarte Lucas Gomes
Konstantino Atan Adriano Ramos
Matheus Ueta Kokimoto Mishima
Victória Diniz Bibi Smith
Bruna Carvalho Nina
Julia Rodrigues Marisa
Henrique Filgueiras Abelardo Cruz
Kiane Porfirio Clementina Soares
João Lucas Takaki[9] Tom
Matheus Lustosa Eric
Thiago Rosseti Atílio
Cinthia Cruz Fabiana
Alessa Previdelli Larissa
Pedro Henrique Lucas
Adauto Luiz Amendoim
Gui Vieira Cotoco
Mauricio Murray Biriba
Hector (filho do Marquito) Palito
Mharessa Fernanda Lola

ELENCO ADULTO E RECORRENTE

Gustavo Wabner Professor Renê Magalhães
Lívia Andrade Professora Suzana Bustamante
Noemi Gerbelli Diretora Olívia Veidar
Ilana Kaplan Professora Matilde
Fernando Benini Firmino Gonçalves
Márcia de Oliveira Graça
Adriana Del Claro Clara Medsen
Fábio Di Martino Dr. Miguel Medsen
Raquel Barcha Karen Kárie
Adriana Alves Paula Rivera
Marcelo Batista José Rivera
Gabi Saraiva Rosa Ferreira
Cris Bonna Cristina Fernandes
Henrique Stroeter Rafael Palillo
Ivana Domenico Eloisa Palillo
Nábia Vilela Natália Ayala
Ithamar Lembo Germano Ayala
Renan Cuisse Jonas Palillo
Tereza Villela Xavier[9] Professora Glória
Rennata Airoldi Inês Carrilho
Daniel Satixe Frederico Carrilho
Carlinhos Aguiar Jurandir Souza
Kauã Falciano Eduardo Carrilho (Dudu)
Julia Zimermann Diana Ayala
Bruno Perillo Isaac Rabinovich
Patrícia Pichamone Rebeca Rabinovich
Lilian Blanc Dona Sara
Marcelo Cunha Ricardo Ferreira
Pedro Osório Alberto Cavalieri
Silvia Menabó Rosana Cavalieri
Samuel Anjos Delegado
Saulo Meneghetti Chris Armani[10]
Fábio Dias Roberto Guerra
Gabriela Freitas Lilian Guerra
Paulo Gandolfi Sr. Valentim Zapata
Clarissa Drebtchinsky Joana
ELENCO ESPECIAL Editar
Adauto Luiz Amendoim
Alexandre Tadeu da Costa Ele mesmo
Amélia Bittencourt Amélia Veider (Mãe da Diretora Olivia)
André Fusko Laércio
Anna Guilhermina Sandra
Anna Livya Padilha Menina Fantasma[12]
Ariel Moshe Sherlock Holmes, no sonho de Adriano
Barbara Ribeiro Sra. Garcia (Mãe de Margarida)
Barbara Ribeiro Sra. Mishima (Mãe de Kokimoto)
Beatriz Perizotto Prima da Maria Joaquina
Cabrito Téves Ele mesmo
Carina Porto Dora Gianolli (Mãe de Laura)
Carlos Mariano Dedinho
Caroline Molinari Melissa Ferreira (Prima de Valéria)
Cauê Bonifácio Clodoaldo (Funcionário do Mercado)
Celso Portioli Ele mesmo
Cris Poli Supervisora Bernadete
Deivy Rose Anita Soares (Tia da Clementina)
Déo Garcez Marcos Morales (Sr. Morales)
Ernando Tiago Oscar Soares
Fran Maya Miguel
Fábio Villa Verde Técnico Pedro Villas
Glauce Graieb Tia Gina
Gui Vieira Cotoco
Guilherme Mazzei Ricardinho
Henrique Martins Sr. Lourenço
Herbert Richers Júnior Lobinho
Jovane Nikolic Dr. Gomes
Jovane Nikolic Dr. Gomez
João Ferreira Seu Chico
Marcos Miura Sr. Mishima (Pai de Kokimoto)
Mateus Gomez Ele mesmo
Maurício Murray Biriba
Neymar Ele mesmo
Norma Blum Ruth Soares (Tia da Clementina)[11]
Olivier Anquier Ele mesmo
Ornellas Jean
Paco Sanches Bituca
Patrícia Mayo Dona Clotilde
Priscila Alcântara Ela mesma
Raquel Barcha Karen Karie
Renata Brás Olga
Renê Thristan Afonso Veider ("Afonso, o sonso")
Restart Eles mesmos
Rhenata Tolksdorf Célia
Rhenata Tolksdorf Célia
Yudi Tamashiro Ele mesmo
PRODUÇÃO Editar

As filmagens foram iníciadas no dia 17 de outubro de 2011 e antes, em 29 de agosto de 2011, aconteceu um workshop de aperfeiçoamento para os personagens. Na coletiva de imprensa, que aconteceu em 7 de maio de 2012, o diretor Reynaldo Boury comentou sobre as expectativas na audiência, citando o até mesmo o Jornal Nacional, sendo um dos concorrentes da versão original e das outras concorrentes, assegurando que "o mais importante para o SBT é fazer um trabalho de qualidade e ter um bom produto que agrade a todos." A autora Íris Abravanel, na mesma coletiva, assegurou que sua experiência como professora de ensino fundamental ajudou-a a adaptar a novela.

O último capítulo da telenovela foi gravado em fevereiro de 2013, contendo 4036 cenas em 240 dias e 1440 horas. As filmagens aconteceram no Estúdio 7 da emissora, em quatro dias da semana e seis horas diárias.  Outras partes externos foram filmadas em março e a trama ficou no ar até meados de julho do mesmo ano .  As cenas finais da novela ocorreram no circo Tihany, em São Paulo. A gravação foi marcada por diversos shows, números de mágica e o beijo dos personagens Cirilo e Maria Joaquina. Os espetáculos foram comandados pela apresentadora Eliana e houve a participação da banda Restart e das cantoras Simony, Roberta Tiepo e MC Jenny. No final, todos do elenco agradeceram ao público e se emocionaram sob uma chuva de papel.[36]

Cerca de cinco mil crianças se cadastraram para seis fases de testes de atuação, em que contracenavam como se estivessem em uma gravação, improvisando as falas e as ações dos personagens. Os atores mirins passavam cerca de uma hora sendo avaliados e, a cada fase, alguns iam sendo eliminados e outros continuavam .  Durante um período, os testes foram feitos no programa dominical Domingo Legal, em que montaram uma sala de aula e os candidatos, de 7 a 9 anos, fizeram algumas cenas, dirigidas por Del Rangel (ex-diretor da telenovela), porém não foi feita nenhuma desclassificação. O ator Henrique Filgueiras, que iria interpretar o personagem Jorge Cavalieri, foi substituído por Léo Belmonte, mesmo tendo gravado algumas cenas. Com isso, o ator foi colocado para interpretar o personagem Abelardo Cruz.

Maísa Silva, apresentadora de  Sábado AnimadoDomingo AnimadoBom Dia & Cia e Carrossel Animado, foi cotada para fazer a telenovela sem nenhum teste uma vez que a apresentadora de televisão já estava no ar há quatro anos no SBT.

A Escola Mundial foi o cenário da maior parte da telenovela. Uma casa abandonada que se torna sede da organização "Patrulha Salvadora" é o cenário dos planos e aventuras das personagens infantis .  Para a facilitar a caracterização dos alunos foi desenvolvido um uniforme diferente da versão mexicana, em que pautam-se pelo uso de tons amarelos e cinzas, uma gravata e meia branca. Uma outra forma de diferenciar a trama brasileira foi estabelecer que os alunos estudariam no terceiro ano já que na mexicana, cursavam o segundo ano.

O título da telenovela, Carrossel, é uma referência à banda criada pelos próprios alunos da professora Helena. O nome da banda originou-se de uma sugestão do personagem Jaime, que dizia que seu pai trabalhava com carros e o céu representava amor e união, surgindo a junção de carro e céu, que também sonorizava o brinquedo carrossel .

Com intuito de divulgação, Jean Paulo Campos, Eliana e Larissa Manoela participam do carnaval de Salvador.

As primeiras prévias começaram a ser veiculadas no dia 17 de março de 2012, com duração aproximada de quinze segundos e em inserções de um segundo feitos durante a programação da emissora.[54]

Para a divulgação da novela, o SBT realizou um especial do programa Sábado Animado com duração de cinco horas com a presença dos apresentadores Priscilla, Yudi e dos dois palhaços Patati Patatá com a participação do elenco da novela no dia 19 de maio. O especial se estendeu ao dia seguinte aos programas Domingo Legal e Eliana. No início do mês de janeiro de 2013, a emissora original da telenovela propôs o lançamento da versão em desenho animado, sendo que houve uma pré-produção e uma pretensão de exibi-lo nas manhãs nos programas infantis ou à noite após sua substituta , Chiquititas . Além disso, promoveram musicais com a participação do maestro Júlio Medaglia em São Paulo. Outros programas de auditório da emissora, como Silvio SantosRaul Gil,Cante se PuderTeleton e Astros,convidaram atores e cantores dos temas da telenovela, que participavam de quadros dos programas.

No carnaval de Salvador, a apresentadora Eliana convidou os atores Jean Paulo Campos e Larissa Manoela, caracterizados por seus respectivos personagens, para participar da folia baiana no Bloco Happy. O futebolista Neymar fez uma participação como técnico de futebol da Escola Mundial em março de 2013, na qual as cenas foram gravadas na Vila Belmiro, em Santos. Anna Livya Padilha, a atriz que fez a "Menina-Fantasma" no Programa Silvio Santos, fez uma participação especial, em que ela assustava alguns personagens da trama e afirmou que, enquanto amedrontava uns, fazia outros sorrirem. Os atores Matheus Ueta, Jean Paulo Campos, Ana Vitória Zimmermann e Maisa Silva, de forma rotativa, substituíram Priscilla Alcântara e Yudi Tamashiro no infantil Bom Dia & Cia., que ficaram à frente da atração desde 2005.

Após o fim da telenovela, a emissora estreou a sessão de desenhos Clube do Carrossel, apresentada por Matheus Ueta e Ana Vitória Zimmermann representando seus respectivos personagens no cenário da Escola Mundial. O programa, apresentado às 18h15min, exibiu clássicos da Warner e trechos da trama. Ainda, a emissora produziu, com parte do elenco, o seriado Patrulha Salvadora, exibido em quatro temporadas entre 11 de janeiro de 2014 e 24 de janeiro de 2015.