FANDOM

Sabadão foi um programa musical produzido e exibido semanalmente pelo SBT.

HistóriaEditar

Com o fim do Viva a Noite, o futuro do apresentador Gugu Liberato estava incerto. Enquanto isso, estava em desenvolvimento um novo projeto de programa musical que seria voltado para o sertanejo. Sob o nome de Sabadão Sertanejo, o novo programa impulsionou o sucesso da musica sertaneja, até então restrita ao interior. A estreia ocorreu em 20 de julho, na sequencia do viva a noite. A estratégia refletiu na audiência e em pouco tempo a audiência passou a incomodar a Globo. A primeira temporada foi ao ar até dezembro. Nesse período, houve uma ampla reformulação na grade noturna que incluíram a extinção do Viva a Noite e a transferência do A Praça é Nossa para os sábados, antecedendo a atração, que foi renovada para mais uma temporada. A partir de 1993, o programa passou a diversificar os gêneros musicais mantendo o cenário inspirado na paisagem do interior. Com isso, a audiência cresceu bastante, passando a incomodar a globo. Foi no Sabadão que ocorreu a primeira apresentação dos Mamonas Assassinas.

Mudança de nomeEditar

Após cinco anos e meio com o mesmo cenário, a emissora remodelou a atração e mudou o nome para Sabadão. Além da mudança de nome, o programa passou a ser produzido no CDT da Anhanguera. Nos últimos anos, o programa passou a sofrer com a concorrência do João Kleber, que chegou a assumir a vice-liderança em alguns momentos.